segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Música pra que? - Interpretação

Para se cantar bem além de técnica vocal profissional é necessário desenvolver grande habilidade de interpretação. Portanto existem alguns pontos que devem ser levados em consideração na escolha do repertório:

  1. Registro: o registro vocal é o alcançe da voz, do tom mais baixo, grave, ao mais alto, agudo. As vozes tem categorias em que se encaixam conforme a altura que alcançam. Uma mulher que tenha voz aguda como Tetê Espindola nunca vai conseguir cantar as músicas da Cássia Eller no tom em que ela fazia. Da mesma maneira um homem com voz grave como a do Sérgio Reis não vai nunca conseguir cantar agudo como Pena Branca e Xavantinho. Então a primeira coisa a se pensar é descobrir qual é seu registro, para isso é necessário a ajuda de um profissional em técnica vocal. A partir daí escolhe-se as músicas mais adequadas e, se for necessário, muda-se o tom das músicas que não estiverem dentro de seu registro.
  2. Estilo: ninguém canta bem de tudo, um cantor de aché dificilmente vai cantar bem jazz. cada estilo musical tem sua própria alma e o cantor tem que se identificar profundamente com a linguagem do estilo. Ou seja, entender muito bem a divisão ritmica, o swing, a harmonia usados. De outra maneira a interpretação vai estar sempre amarrada, sem leveza, incerta, presa à imitação do cantor original. 
  3. Assunto: na hora de escolher o repertório não basta saber o que está em voga, é preciso ser fiel ao que lhe interessa. A música vem de dentro para fora. Quando canta, o artista está também interpretando uma personagem, vivendo um momento que naquele instante é seu. Se você não entende profundamente a letra ou se a letra não trata de algo interessante pra você não vai ficar bom. Por mais que você se esforce vai ficar falso. Observa-se essa dificuldade com cantores de banda show, eles têm que cantar de tudo, inclusive músicas que eles odeiam. Podem ser muito afinados se forem profissionais, mas sempre aquelas músicas que não têm conexão com sua personalidade vão ficar fracas. Aqui vale a pena reler o blog anterior sobre este assunto.
  4.  
A interpretação tem sempre que ser pensada, não basta sentir. Todo artista pensa em qual é a melhor maneira de transmitir aquilo que pensa e sente com suas ferramentas antes de começar a obra e durante a produção sempre podem haver mudanças de interpretação. No caso do cantor sua voz é sua única ferramenta, mas é extremamente maleável. No entanto é também uma ferramenta muito delicada e insubstituível, portanto ser profissional é fundamental. Há alguns erros que se deve evitar:
  • É crença popular que para demostrar muita emoção o cantor deve colocar uma expressão extremamente tensa até ficar vermelho e suas veias saltarem. Certamente você já viu muita gente fazer isso inclusive na TV. O que esse cantor certamente vai conseguir é estourar algumas veias e um belo calo nas pregas vocais. Uma maneira de você conseguir uma ótima interpretação e começar imaginando pra quem você cantaria aquela música. Também é uma ótima oportunidade de dizer aquilo que você nunca conseguiria "na cara dura". Isso também ajuda a vencer a timidez, cante de coração para uma única pessoa e esqueça todas as outras que estejam presentes.
  • Alguns cantores religiosos, americanos principalmente, acreditam que a dor nas pregas vocais faz parte da energia empregada em louvar. Grandissíssimo engano, a dor é sinal de que um esforço exagerado está sendo feito pelas pregas vocais. Isso significa que se está trabalhando errado e como qualquer músculo elas vão se machucar seriamente. Coceira, rouquidão e canssaço são os primeiros sinais de algo está errado. Se você sentir qualquer um desses sintomas procure um otorrinolaringologista imediatamente, ele lhe dirá qual é o problema e indicara o tratamento correto.
  • Dizem que álcohol melhora a voz. Engano, o que o álcohol, assim como balas que dão sensação refrescante, faz é anestesiar as pregas vocais. Enquanto se está sob o efeito canta-se com toda desenvoltura, no dia seguinte está sem voz por conta do exesso de esforço.
Aqui estão alguns problemas sérios causados pelo mal uso da voz. Para ler o texto na integra e conhecer outros problemas relacionados a saúde vocal consulte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cancer-de-laringe/disturbios-da-garganta.php
  • Os pólipos nas pregas vocais são formações não cancerosas localizadas sobre as pregas vocais que se desenvolvem devido ao uso abusivo da voz, a reações alérgicas crônicas que afetam a laringe ou à inalação crônica de irritantes (p.ex., gases industriais ou fumaça de cigarro).
    Os sintomas incluem a rouquidão crônica e uma voz entrecortada.
  • Os nódulos nas pregas vocais (nódulos do cantor) são formações não cancerosas similares a cicatrizes localizadas sobre as pregas vocais. Eles são semelhantes aos pólipos das pregas vocais, porém mais firmes, e não desaparecem com o repouso.
    Os nódulos das pregas vocais são causados pelo uso abusivo crônico da voz (p.ex., gritar repetidamente ou cantar de modo vigoroso). O médico realiza uma biópsia para certificar-se que não se trata de um câncer. Normalmente, os nódulos das pregas vocais em crianças desaparecem somente com a fonoterapia. Nos adultos, eles devem ser removidos cirurgicamente. O único modo de se prevenir a formação de outros nódulos é a interrupção do uso abusivo da voz.
  • As úlceras de contato são lesões em carne viva localizadas na membrana mucosa que reveste as cartilagens às quais estão unidas as pregas vocais.
    As úlceras de contato geralmente são causadas pelo uso abusivo da voz com a fala forçada, sobretudo quando o indivíduo começa o seu discurso. Essas úlceras são tipicamente observadas em pregadores, representantes de vendas e advogados. O fumo, a tosse persistente e o refluxo ácido do estômago também podem causar úlceras de contato.

Quais são as suas dúvidads a respeito de interpretação?

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