sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Cantores que todos devem conhecer - Rock

Dave Coverdale e Jorn Lande

Dave Coverdale e Jorn Lande são grandes exemplos no rock atual. Ambos tem a mesma qualidade tanto em tecnica quanto em interpretação. Interpretar bem suas músicas exige muito estudo.
A primeira coisa a se observar é que ambos têm uma afinação primorosa desde as notas mais graves aos agudos, têm um alcance amplo, mas são tenores. Sua interpretação é rica em efeitos, eles usam a voz limpa nos graves e médios, preferindo o som rasgado para os mais agudos. Independente do efeito usado sua afinação é sempre perfeita e a força e o corpo do som é preservado tanto em notas bem agudas e altas, quanto nas mais leves.

Jorn particularmente trabalha cada sílaba das palavras que conta. Isso pode ser observado facilmente na música "Enlighten me", sua pronúncia acentua a importância da letra com muita firmeza. Sua interpretação é bastante dramática, declamada, forte. As letras das músicas que interpreta são também praticamente todas voltadas para essa dramaticidade. Na música "Enlighten me" também é interessante observar que é o próprio Jorn fazendo a segunda voz, as melodias são diferentes e a interpretação na segunda voz é tão forte quanto a primeira.

Nas múicas de Coverdale é interessante comparar as versões originais com as gravadas para o CD "Starkas in Tokyo". Essas versões acústicas realçam ainda mais sua qualidade técnica e da interpretação. Uma das músicas que demonstram sua versatilidade é “Give me all your love tonight”, que na versão original usa voz rasgada, na versão acústica é suave e emotiva. Sua interpretação é sempre bastante solta, uma vez que suas músicas são todas românticas.

Jorn e Dave têm timbres de voz praticamente iguais, quando Jorn canta as músicas de Dave faz uma imitação perfeita. Porém cada um em seu repertório são bastantes diferentes. Jorn tem ainda gravações de vários covers, dos quais se destaca “Perfect Strangers”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog