Falei no post sobre Freddie Mercury e Queen que eles usavam muitos contrapontos no arranjos de vozes. Para quem não sabe o que é contraponto e ficou com medo de perguntar aqui vai uma explicação com exemplos.
Este texto foi traduzido da fonte citada à baixo.
Um passo se refere a distância de 1 ou meio tom; um salto é uma distância maior do que um tom.
Estudo de contraponto
Contraponto é um termo derivado do latim punctum contra punctus (nota contra nota). É uma música que combina duas ou mais melodias contrastantes; cada um dos quais é uma melodia individual quando tocada sozinha. Satisfatórios resultados são obtidos quando as melodias contrapontísticas se encaixam e se complementam. Apesar de ser uma técnica que exige bastante estudo por sua complexidade, apenas a técnica não garante um resultado impressionante. Compor em contraponto requer grande habilidade e percepção estética.
Os tipos de contraponto são chamados de espécies.
A ilustração abaixo mostra os intervalos utilizados em espécies de contraponto dentro de uma oitava.
É importante notar que os intervalos são subdivididos em dois conjuntos: consonâncias (aqueles de som 'agradável') e dissonâncias. Consonâncias são subdivididas em: uníssono, quinta e oitava, que são chamados de consonâncias "perfeita"; sexta e terça, que são consideradas "imperfeitas".
Além da altura (vertical), diferenças expressas como intervalos, os músicos também descrevem o movimento horizontal de relação entre as notas. Estes podem ser resumidos da seguinte forma:
Movimento paralelo é quando duas ou mais partes sobem ou descem na mesma distância na mesma direção por salto ou passo. Abaixo está um exemplo:
O exemplo a cima é uma forma bastante específica de movimento similar (ou direto). Mas pode incluir um movimento de distancias diferentes em cada parte. A ilustração abaixo explicita essa distinção:
Movimento contrário é quando as partes se movem em passo ou salto em direções opostas. Isso é demonstrado abaixo:
Movimento obliquo é quando uma parte se move por salto ou passo enquanto a outra permanece estacionaria:
Bibliografia
Tollervey, N. H. (21 de Setembro de 2004). Species Counterpoint. Acesso em 16 de Setembro de 2009, disponível em ntoll.org: http://ntoll.org/article/species-counterpoint
Nenhum comentário:
Postar um comentário