quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Cantores que todos devem conhecer - Rock

Queen & Freddie Mercury

Como já foi dito no post sobre a band, cada disco tem uma personalidade diferente e cada música pode ser analisada à parte.

"Um aspecto fundamental da música do Queen foi, naturalmente, o canto. Como comentou Paul McCartney, a voz única de Freddie é quase sempre a primeira coisa a chamar a atenção dos ouvintes ao ouvir a banda, e no álbum [Queen] há um amplo uso de harmonias também, a maioria das quais eram arranjadas e executadas pelo próprio Fred, embora existam fortes contribuições por Brian e, especialmente, Roger.
 
Os três cantavam em intervalos de tenor, o que, todavia, não os impedia de apresentar uma coesão  e variedade invejáveis. O falsetto distintivo de Roger fez sua estréia em My Fairy King e as Plantescas (referência a Robert Plant)  notas altas de Freddie imitando a guitarra apareceram pela primeira e quase única vez nas gravações de Great King Rat." ( http://www.queensongs.info/albums/queen.html, acessado em 12/09/2009 )

No primeiro disco da banda, Queen, a música My Fairy King é um ótimo exemplo da criatividade e habilidade vocal de toda a banda. A melodia dos backings é complicada  acompanhando e intercalando com a linha principal em fugas e contrapontos, formando uma harmonia difícil de acompanhar.

Fuga: linhas melódicas que entram em sucessão, podem ser repetições da mesma linha em tons diferentes, ou melodias diferentes em sucessão.
Contraponto: duas ou mais vozes em melodias diferentes que se harmonizam ao serem cantadas ao mesmo tempo.
Ambas são muito usadas em música erudita (renascentista, barroca, clássica, etc.) e em arranjos para corais, tanto no canto quanto no instrumental. Sua composição exige conhecimento teórico e compreensão de sua função estética. 

Gravar com Montserrat Caballé foi a realização de um sonho. As vozes de ambos combinaram maravilhosamente, nas músicas do album Barcelona Freddie não usa impostação erudita, como Montserrat, mas usa voz colocada. Nota-se que, em comparação com suas outras interpretações, Freddie prefere neste album a voz firme e sem falsetes, fazendo um contraste bastante marcante com os agudos operísticos da soprano Montserrat. Sua canção mais conhacida é How can I go on, porém todas as outras têm sua própria personalidade, como o coral gospel de The Golden Boy e La Japoneise, com partes em japonês.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog