sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Música pra que? - O corpo

Basicamente o que faz com que o som seja produzido é a passagem do ar pelas pregas vocais, ou cordas vocais.
Quando respiramos o ar entra pelo nariz puxado pelo diafragma, que é um músculo situado abaixo dos pulmões. O movimento do diafragma controla a entrada e saída de ar, quando conseguimos controlar conscientemente este músculo temos maior qualidade no som produzido e nenhum esforço.
O ar ao subir produz som passando pelas pregas vocais, esse som é articula dentro da boca pela língua, palato, lábios e dentes. Da boca o som é dirigido para as áreas de resonância, cavidade nasal, cavidade craniana, cavidade torácica, cavidade bucal e a faringe. Todas essas cavidades são áreas mais ou menos ocas onde cada tipo de som é amplificado, funcionam como o corpo de um violão.


O som mais grave resoa na cavidade torácica, no peito. esse é o tipo de ressonância usado na ópera para dar mais força à notas graves sem usar mais ar pois essas notas tendem a perder volume.
As notas medias que já não exigem esforço por si são resoadas na cavidade bucal e nasal, que os cantores chamam de máscara. Isso não significa que a voz deve passar pelo nariz, isso ocorre quando a parte posterior da lígua é levantada dirigindo o ar para o nariz, ao invés de passar pela boca e atravessar o céu da boca (palato) para chegar à mascara.
As notas mais agudas vão resoar na cavidade craniana, serão sentidas na testa e no topo da cabeça.
A maior complicação da técnica é conseguir passar de uma região à outra sem haver quebras no som, mantendo uma uniformidade. Isso dá qualidade ao som fazendo com que todas as notas soem com o mesmo corpo e intensidade, sem usar mais ar nem nenhuma delas. É fácil de entender o resultado observando que normalmente as pessoas gritam e fazem um esforço enorme para alcançar notas mais agudas. Isso é totalmente errado, todos os músculos do corpo estaram tensos provocando uma voz estridente e agessiva. Basta observar uma cantora de ópera para notar como ela canta essas notas sem nenhum esforço.



As pregas vocais trabalham abrindo e fechando o canal conforme o som é mais agudo ou mais grave. Qualquer mínima tensão sobre a músculatura do pescoço fará com que elas trabalhem fora de seu percurso. Se a respiração não é bem controlada elas podem ser forçadas de baixo para cima por volumes exagerados de ar saindo. Esses esforços exessivos causam as doenças mensionadas no blog anterior.
Fonte das imagens:
http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-respiratorio.htm
http://www.auladeanatomia.com/respiratorio/sistemarespiratorio.htm
http://www.afh.bio.br/resp/resp1.asp



Quer mais detalhes? Deixe sua pergunta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog